sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Os Tenembaums - Uma Comédia Genial (2001)


“I always wanted to be a Tenenbaum.” (Eli)

Pode haver algum perigo na atribuição de rótulos a realizadores tais como “peculiar”, “satírico” ou “fora do normal” após apenas um pequeno número de filmes feitos. O realizador Wes Anderson toma como seus todas estas características ao apresentar o filme The Royal Tenembaums.

Sinopse:

A abertura “Royal” do filme introduz o colorido leque de personagens: Royal (mais uma vez Gene Hackman no seu melhor) é um advogado que usa métodos bastante questionáveis e como pai sempre fugiu às suas responsabilidades; foi-lhe pedido para que saísse de casa, ainda quando os seus filhos eram pré-adolescentes. O pedido veio da mulher, Etheline (Angelica Houston), uma arqueóloga e mãe extremosa de três filhos – o empreendedor Chas (Ben Stiller), o jogador de ténis Richie (Luke Wilson) e a dramaturga Margot (Gwyneth Paltrow), adoptada aos dois anos de idade. Os três irmãos (todos considerados como génios nas diversas áreas), juntamente com o seu amigo de infância Eli (Owen Wilson) - um escritor frustrado que se arma e veste como cowboy de forma bastante vistosa – estão agora nos seus trinta anos e em estado depressivo, o que os levou a voltarem a viver com a mãe. O filme segue o patriarca Royal Tenenbaum que se tenta reconciliar com a família da única maneira que sabe – através do engano e da mentira. Justifica-se dizendo que está às portas da morte (na realidade está teso e sem um lugar para dormir), reunindo assim toda a família durante alguns dias. Esta é o cerne de todo o filme.

Este é um grupo escandalosamente farsante, em que cada membro – com a possível excepção de Etheline – está, de um modo ou de outro, gravemente perturbado. Os guionistas Wes Anderson (que também realizou o filme “Rushmore” brilhantemente traduzido para “Gostam Todos da Mesma”) e Owen Wilson criaram um estranho grupo de personagens desenquadradas com a realidade. O enredo serve principalmente para as conhecer melhor que, após a análise superficial, têm mais do que apenas bastante piada.

Embalado por várias sequências de bizarras situações, The Royal Tenembaums é o género de filme que é capaz de frustrar o tipo de espectador que espera uma narrativa linear e um humor menos… característico! As actuações dos actores estão muito de acordo com as personagens, estando na liderança o veterano Gene Hackman que interpreta, claramente, uma personagem com uma réstia de bondade e Gwyneth Paltrow a filha que… fuma!

Se se procurar uma mensagem no filme, pode-se encontrar uma ou duas, mas não é a sua missão principal. Esta reside principalmente nos valores de família – mesmo que sejam todos loucos – e, embora quanto tudo parece estar perdido, nunca é tarde demais para endireitar as coisas.

7/10

Pedro Xavier

Sem comentários: