sexta-feira, 7 de março de 2008

Dois discos, duas sonoridades

Róisín Murphy
"Overpowered"

Overpowered’ é uma gema em bruto de 11 músicas que parece fazer esquecer o grande hitSing it Back”. Esta é uma afirmação dura e crua. Mas por essa altura ainda era ‘Moloko’ e agora, volvidos treze anos desde o lançamento de ‘Do You Like My Tight Sweater?’ temos Róisín Murphy, a solo, apaixonada pelo rumo pop que tem vindo a traçar. Já não se ouvem as músicas alternativas que caracterizavam os primeiros discos da banda, ‘Butterfly 747, ‘Pure Pleasure Seeker’, ‘Indigo’, ‘Absent Minded Friends, ‘Remain the Same’, e todas as outras que nos levavam a viajar por ambientes ao estilo de David Lynch, numa mistura de sonoridades epilépticas em orgasmos de cultura anti-Mtv e pastilhas com sabor a tutti-frutti.

E quanto mais os ‘Molokocresciam e evoluíam com o passar da década a acompanhar as novas tendências, melhor produziam a sua música, que culminou com ‘Statues, um incompreendido dance disco que fez sair a voz de Róisín dos headphones de alguns para as pistas de dança de todo o mundo com ‘Forever More’. Quanto mais nos deixamos levar pela luxúria dos ritmos do dance-pop, cada vez mais achamos que é o dia de sorte da música pop. São exemplos ‘You Know Me Better’ e ‘Movie Star’, cujas batidas sensuais e efervescentes nos levam à gloriosa penitência de não estarmos sozinhos no fim do mundo.

A balada final ‘Scarlet Ribbons’ finaliza o caminho feliz que Róisín tem vindo a traçar (já está no fim?) e pomo-nos a pensar que, desde o ‘Ray of Light’ de Madonna, não tem havido qualquer outro disco dance-pop tão maduro. Sim, é mesmo bom!

Nota: samples podem ser ouvidas
aqui

5/5

"Juno OST"

Uma compilação arrebatadora, seja banda sonora de um filme ou não, tem de seguir um protocolo estrito: deve ser feita com especial cuidado, música a música, de maneira a revelar algo novo e maravilhoso. ‘Juno’ – a banda sonora – tanto acompanha o filme nas suas peripécias e estados de espírito, nunca se tornando num acréscimo desnecessário ao desenrolar da história, como, individualmente, é um óptimo disco.

Temos uma colecção repleta de música indie que reúne os ‘Sonic Youth’ (‘Superstar’), ‘Belle & Sebastian’ (‘Expectations’ e ‘Piazza, New York Catcher’) e os ‘The Velvet Underground’ (‘I’m Sticking with You’) – que contém rimas como “I’m sticking with you/’Cos I’m made out of glue”.

No entanto, há duas músicas que se destacam: ‘Sea of Love’ (‘Cat Power’) e ‘Anyone Else But You’ (‘The Moldy Peaches’). A primeira surge num momento dramático do filme; a segunda, é o tema que o encerra e é cantado num cover pelas duas personagens principais.

Sem querer individualizar cada uma das músicas, pode-se gostar ou não de ‘Juno’, o filme. No entanto, esta banda sonora é uma compilação de músicas de amigos, para amigos, e é isso que mais importa.

Nota: samples podem ser ouvidas em
aqui

5/5

Pedro Xavier

Sem comentários: