quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Cavalgada

Para a elevação de um filme ser concretizada no panorama geral contemporâneo, há que se ter em conta o impacto que uma banda sonora deve ter no mesmo. Esta tanto pode ser minimalista, sem qualquer tipo de influência, sendo apenas um elemento meramente decorativo ou, por outro lado, ser um elemento extraordinariamente relevante de maneira a complementar a intensidade dramática e/ou cómica da cena.

De facto, se bem nos lembrarmos, seria inconcebível que filmes como “Manhattan” (Woody Allen, 1979), “Morte A Venezia” (Luchino Viscontti, 1971) ou “Cinema Paradiso” (Giuseppe Tornatore, 1988) ficassem desprovidos dos seus temas principais. Como seria ver “2001: A Space Odyssey” (Stanley Kubrick, 1968) sem o Assim falava Zarathustra de Strauss? Ou “Apocalypse Now(Francis Ford Coppola, 1979) sem a Die Walküre, mais conhecido como A Cavalgada das Valquírias?

Tal como diz Larry em “Manhattan Murder Mystery(Woody Allen, 1993) “I can't listen to that much Wagner, ya know? I start to get the urge to conquer Poland”, temos por oposição a glorificação máxima de Wagner ao dar “voz” a uma das cenas mais emblemáticas na história do cinema. É como dizer "I love the smell of napalm in the morning".



Pedro Xavier

Sem comentários: