quinta-feira, 10 de abril de 2008

The Kill Bill Diary


Numa daquelas demoradas visitas à Fnac, deparei-me com este livro obrigatório, The Kill Bill Diary - The Making of a Tarantino Classic As Seen Through The Eyes Of a Screen Legend. O amarelo da capa foi o que me chamou a atenção. Por dentro, desatei aos pulos de alegria. Saí de lá com o meu exemplar debaixo do braço.

Agora, depois de o ler, ainda me sinto mais ligada a este fenómeno que é o Kill Bill. E cada vez tenho mais certezas da genialidade incontornável de QT.

Anyways, divagações de parte, este diário foi escrito por David Carradine (o brilhante Bill) que nos fala da sua experiência de ser cortejado por Tarantino para o papel e os subsequentes dois anos que levaram a fazê-lo, da pré-produção à distribuição das duas partes. Temos, obviamente, uma mistura de autobiografia com um behind-the-scenes journal. Isto desde os treinos de artes marciais, às filmagens na China e à paixão por Uma Thurman 'while swinging a steel-tempered Samurai sword at her head'.

É um diário repleto de emoções, verdadeiro, completo e autêntico. A acompanhar, uma série de fotografias tiradas nos cenários e nos sítios por onde andaram, na sua maioria fotografias lindíssimas da autoria de Andrew Cooper, da Miramax.

Carradine não poupa elogios a Tarantino, a Uma, a Annie (a sua dedicada mulher), a Vivica, a Michael Madsen, a Daryl ou a Lucy Liu.. Mas é especialmente sobre o grande realizador que ficamos a saber um pouco mais. E mesmo não tendo lá estado (isso é que era em grande, mas não se pode ter tudo), o bom humor e a boa disposição são contagiantes (sim, esboçei uns quantos sorrisos ao longo da minha leitura). O profissionalismo é óbvio. O resultado fala por si só.

"Somebody said to me somewhere in these travels that Quentin is like a great chef. He takes a big pile of ordinary things that you can find in anybody's garden, and out of them whips up a magnificent feast. Yes, he starts out with common ingredients, but the result is unique, and really tasty."

No doubt about this! A não perder.

Sara Toscano

Sem comentários: