sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Gone Baby Gone

Os detectives de pessoas desaparecidas Patrick (Casey Affleck) e Angie (Michele Monaghan) foram contratados para assistir a polícia de Boston na procura de Amanda, uma rapariga de quatro anos recentemente raptada. Tirando partido de vários contactos que não falam com a polícia, Patrick e Angie descobrem segredos sobre a família da menina, traficantes de droga do bairro e do detective Remy Bressant (Ed Harris).

Pergunta-se o seguinte: pode-se afirmar que o realizador Ben Affleck nos apresenta uma obra diferente e não um remake do filme que adapta a última obra de Dennis Lehane, “Mystic River” de Clint Eastwood?

Bem, sem ter a mesma elegância do filme de Eastwood, em última análise “Gone Baby Gone” faz uma óptima exploração daquele espaço vago e cinzento que está compreendido entre os meios e os fins. É um drama policial que vai muito mais além das noções de bem e mal – é um filme interessado em mostrar como as pessoas criam as suas próprias definições de justiça.

Tal como mostrou em “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, Cassey Affleck tem uma excelente interpretação. O irmão Ben podia-lhe ter dado mais alguma carga dramática no seu relacionamento com Angie mas, no entanto, deu-lhe uma permanente e melancólica moralidade que não está de acordo com um mundo mais virado para os resultados em vez de olhar para a consciência.

Ben Affleck, como realizador, não faz um mau trabalho mas há momentos no filme - reviravoltas - que mereciam maior densidade dramática do que na realidade tiveram. Temos de nos lembrar que aconteceu algo realmente… importante.

5/10

Pedro Xavier

Sem comentários: