segunda-feira, 26 de maio de 2008

Poster - E.T. (1982)

Na semana seguinte à estreia de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e depois de ter assistido ao seu visionamento na sala de cinema, a escolha do poster da semana remete-nos, não à personagem de chapéu e chicote, mas sim a um dos seus pais, Steven Spielberg. A frase “I had a horrible nightmare. I dreamed that I went... back in time. It was terrible.” (Back to the Future), neste caso, não se aplica. Voltemos a 1982.

No ano de 1982 foi-nos apresentado um belíssimo lote de filmes de elevada qualidade, desde filmes de ficção científica e terror (The Thing, Poltergeist, Blade Runner) aos grandes dramas (Gandhi, Fanny och Alexander, Tootsie). De entre todos os que estrearam nesse ano, há um que se destaca, não por ter um poster melhor que os outros, mas por ser do mesmo realizador das aventuras do historiador/arqueólogo mais cool do mundo. Falamos, claro, de E.T. – The Extra-Terrestrial.

Seria extremamente redutor considerar esta película como sendo um filme infantil, ou para crianças. Esta aventura de ficção científica é a homenagem de Spielberg à infância e ao despertar da criança que há em todos nós, com especial incidência na temática da amizade independentemente da origem, forma ou raça. E.T. é uma personagem em antítese por natureza – baixinho, simpático, olhos esbugalhados, bebedor de cerveja – aos aliens até então conhecidos (Ridley Scott já tinha apresentado Alien e George Lucas os dois primeiros episódios da bitrilogia Star Wars). Explicada está a sua capacidade de despertar compaixão e lágrimas em vários momentos do filme.

Em baixo ficam duas das sequências mais conhecidas (e acredite-se, são muitas mais), deste filme que merece nota máxima, independentemente do ano ou do número de vezes que o tenhamos visto.




Pedro Xavier

Sem comentários: