quinta-feira, 15 de maio de 2008

Poster - Dirty Harry (1971)

Dirty Harry - A Fúria da Razão é, até aos dias de hoje, um dos mais influentes filmes policiais alguma vez feitos, abordando nos ambientes pouco atractivos de San Francisco a profundidade psicológica que caracteriza a relação do inspector Harry Calahan (Clint Eastwood) – arquétipo idealista do justiceiro solitário e desrespeitador da lei (ele é a lei) - com o psicopata Scorpio (Andy Robinson), um deambulante hippie que aterroriza as ruas da cidade, o reflexo de uma sociedade em decadência.

A imagem estilizada dos anos 70 e a marca de série B com que o filme de Don Siegel é classificado, foram ingredientes fundamentais na criação e modelização de uma maneira de produção, realização e promoção um ícone ordeiro que combatesse a revolta urbana contra a guerra no Vietname.

Uma das cenas mais emblemáticas do filme é a da já tão conhecida frase "Do You Feel Lucky?". Assim como vemos esta frase numa cena nos instantes iniciais [vídeo em baixo], voltamos a revê-la no final, mas de forma incontornável e azeda, claramente representativa do descontentamento e revolta do inspector. É, com certeza, um filme a ver e a rever.



Pedro Xavier

Sem comentários: