domingo, 27 de abril de 2008

Poster - The Thing (1982)

No mesmo ano de "E.T. - O Extra-Terrestre" (Steven Spielberg) e de "Blade Runner" (Ridley Scott), John Carpenter, depois de nos ter assustado com "Halloween" (1978) e "The Fog" (1980) - que teve um remake com o mesmo título em 2005 - apresentou-nos "The Thing - Veio de Outro Mundo", um dos filmes que a meu ver é um dos melhores do realizador.

"Veio de Outro Mundo", por debaixo da camada estilizada de filmes do tipo série B dos anos 80, incide, quase imediatamente e sem cerimónias, na claustrofobia e no medo existencial. Quando um grupo de cientistas - Kurt Russel é a personagem principal - se vê rodeado, numa isolada estação cientifica da Antárctica , por uma estranha forma de vida que veio do espaço e tomam consciência que não a podem deixar escapar para o mundo exterior, tornam-se progressivamente paranóicos, por nunca saberem qual dos amigos/colegas de trabalho terá sido vítima d'A Coisa. Aliás, a temática da invasão dos corpos por outros seres tornou-se muito recorrente no cinema apresentado na década de 1980, especialmente no que combina o género de terror com o de ficção científica.

Por esta razão, "Veio de Outro Mundo" entra para a colecção dos posters da semana, numa imagem messiânica/apocalíptica, onde é mostrado o relevo do herói subjugado pelo terror.

Pedro Xavier

1 comentário:

Anónimo disse...

John Carpenter é realmente, um mestre.
O meu preferido dele, penso que será sempre "Escape From New York", mas este "The Thing" não deixa por isso de ser também, extraordinário!

Um abraço