segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Christiane F.


Este conhecido pseudónimo, cedo ficou gravado na minha memória. Vera Christiane Felscherinow publicou Os Filhos da Droga em 1978. Até hoje, continua a ser a obra que mais me marcou em todos os sentidos.

A história é um relato de uma vida conturbada. As descrições são cruas e, talvez por isso, tão reais. A decadência inerente ao mundo da droga e da prostituição está muito vincada, chocando o leitor mas abrindo-lhe os olhos, ao mesmo tempo, para esta dura realidade.

Christiane dá-nos um retrato dos podres da sociedade moderna, uma sociedade fria e egocêntrica. Onde vale tudo. Especialmente para tentar enganar a solidão ou a tristeza.

A história é autobiográfica. Christiane, que nasceu e cresceu rodeada de maus sentimentos, acaba por conhecer as pessoas erradas, deixando-se arrastar para a dependência das drogas. Primeiro as leves (haxixe e LSD), depois a heroína. Para sustentar o vício, rouba e prostitui-se. A percepção que o leitor tem do quão miserável e insuportável se torna a sustentação de uma vida assim é terrivelmente real. Dói pensar que há casos assim, às vezes mais perto do que sonhamos.

As tentativas de recuperação da Christiane são louváveis, embora se saiba que nos dias de hoje, com perto de 50 anos, ainda não se conseguiu livrar do vício.

De qualquer forma, Os Filhos da Droga é uma obra a ser lida quase obrigatoriamente, se possível ainda durante a adolescência. Para que haja alguma consciência.


Sara Toscano

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

a respeito deste tema, deixo esta noticia

"Os Rolling Stones, considerados os primeiros rapazes mal comportados do rock, advertiram os jovens para deixar as drogas numa entrevista ao jornal inglês "The Sunday Times".

"Quando experimentámos as drogas, não tínhamos conhecimento sobre os seus efeitos. No nosso tempo nem existiam centros de reabilitação ", afirmou o líder do grupo, Mick Jagger, de 64 anos, que em 1967 foi detido por posse de estupefacientes.

Actualmente, o vocalista é conhecido no Reino Unido pela sua dedicação ao desporto - antes de partir para uma digressão corre 12 quilómetros por dia, pratica natação e boxe.

Por sua vez, o guitarrista da banda, Keith Richards, também de 64 anos - já foi dependente da heroína - aconselhou a cantora Amy Winehouse para deixar as drogas porque se não o fizer acaba como ele, todo enrugado.

Outro membro do grupo, Ronnie Wood, de 60 anos, revelou que uma vez consumiu tanta cocaína que feriu o nariz. Recorde-se que no ano passado Wood aconselhou o modelo Kate Moss a deixar o músico Pete Doherty, que acabou por ser preso na posse de estupefacientes. "Doherty não era um bom partido para ela", afirmou."

Que moral!

Quem precisa de drogas para ser muita maluco é cocó!

( o livro é brutal e merece ser lido )