sábado, 16 de fevereiro de 2008

Californication

Alguém no seu perfeito juízo terá alguma vez pensado que a vida de um escritor daria um tema tão interessante ao ponto de ser visto na tv? Enquanto, nos EUA, os líderes de várias igrejas lutam por expressar o seu descontentamento com a última incursão de David Duchovny na TV, nós aqui saltamos de contente por podermos desfrutar de mais uma belíssima série, produto do melhor que sai da indústria norte-americana. De onde vem, então, tal raiva exacerbada? De muitos exemplos… que tal dos primeiros minutos do episódio piloto, onde fica bem explícita uma cena de sexo oral entre o protagonista e uma freira?

Basicamente, Californication segue a vida bastante patética do escritor Hank Moody (David Duchovny), em estado de bloqueio criativo. Hank escreveu um best-seller intitulado “God Hates Us All” (Deus odeia-nos a todos), que hollywood conseguiu desfigurar num filme - ainda com mais sucesso - de título “A Crazy Little Thing Called Love”, com Tom e Katie nos papéis principais. A tudo isto ainda é acrescentada a traumática (para ele) separação da namorada de longa data (Natasha McElhone) que, por acaso, é a mãe da sua filha de 13 anos Becca (Madeleine Martin). O resultado é uma espiral descendente em que Hank se perde em bebida e encontros sexuais sem sentido.

David Duchovny consegue agrupar as fragilidades e as emoções atrapalhadas de Hank numa interpretação coesa e de sucesso, possivelmente a melhor oportunidade que teve para brilhar desde o enterro de Ficheiros Secretos. Com certeza, uma série a seguir.


Pedro Xavier

3 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

É Brilhante!

Ok, tenho de admitir que o que me levou a ver a serie foi

"TENS DE VER! o Mulder pina a força toda em quase todos os episódios!"

e eu "elá!" e pronto.. fiz aquilo que qualquer gajo faz.. .da uma vista de olhos só porque sim :P

e não é que a serie é muito mais do que isso? ok que o sexo esta lá, na grande maioria para não dizer na totalidade dos episódios, mas chega a uma altura em que quase nem dás por isso, tão desejoso de saber o que vai acontecer a seguir.

Está muito bem escrito, o cast não podia ser melhor e sou mega fã!

( e já começava a 2a season! )

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Só mesmo para deixar o recadinho que os 2 primeiros epis da 2ª season já andam por ai em "pre air files" :P

e devo dizer que... promete!

Anónimo disse...

Depois da notícia de que David Duchovny foi internado numa clínica para viciados em sexo (sex-aholics?), só elevou muito a expectativa em relação à 2ª temporada. Vamos a ver quando é que sai por cá (cof cof)

1 abraço

Eduardo Queiroz