terça-feira, 19 de agosto de 2008

An Inconvenient Truth


Um documentário americano sobre o aquecimento global, exposto por um ex-Vice Presidente dos EUA (Al Gore). Um verdadeiro sucesso de bilheteiras.

"You look at that river gently flowing by. You notice the leaves rustling with the wind. You hear the birds; you hear the tree frogs. In the distance you hear a cow. You feel the grass. The mud gives a little bit on the river bank. It’s quiet; it’s peaceful. And all of a sudden, it’s a gear shift inside you. And it’s like taking a deep breath and going... 'Oh yeah, I forgot about this'."

Assim começa An Inconvenient Truth, realizado por Davis Guggenheim. Dado sob a forma de uma aula, o documentário foca-se nos esforços de Al Gore que, viajando pelo mundo inteiro, dá palestras para educar o público no sentido de prevenir a crise climática.

"I've been trying to tell this story for a long time and I feel as if I've failed to get the message across."

O discurso de Gore é permeado pelas suas histórias de infância, que foram mudando bruscamente a sua forma de ver a vida. E seguindo uma apresentação Keynote, vai expondo a opinião científica acerca das mudanças climáticas, das suas consequências naturais (com um grande relevo para as imagens chocantes da devastação pós-Katrina) e das consequências políticas e económicas.

Com algum humor à mistura, Gore apresenta um clip de Futurama (episódio "Crimes of the Hot") para explicar o que é o aquecimento global.

O filme recebeu um número elevado de prémios, sendo de reter que foi o primeiro documentário a receber o Óscar para melhor música original (Melissa Etheridge's I Need To Wake Up).

A frase "Are you ready to change the way you live?" precede, já nos créditos finais, a publicidade ao site www.climatecrisis.net.

"What we take for granted might not be here for our children"...






Sara Toscano

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

É um filme importante.

Na medida em que, no mundo em que vivemos é necessário falar sobre o que se passa, é necessario apresentar soluções, é preciso mostrar que está ao alcanse de cada um, ajudar a dar a volta a "isto".

Até a Compal Fresh já aderiu a causa ( faxavor de ver o novo "reclame" da marca )

Claro que há quem diga, que o Al Gore tem um carro que gasta 21L aos 100, que faz isto e aquilo, que tem empresas que poluem que se fartam blablablablabla.

Mas.. já fez mais do que muitos, e se acreditarmos que através deste documentário mudou a opinião de 1 pessoa, que apenas uma pessoa passou a poluir menos.. já fez o seu dever.

E se olhassemos para isto de forma a... "eu também consigo?"

sobre o que o documentário é "tecnicamente" não sei, mas é importante, deve ser visto e revisto por todos.

Nem que seja para tomar consciência do que se passa e quando vamos fazer isto ou aquilo, fazer-mos o que o David Beckham disse e "ouvir a voz que está dentro de nós" que nos diz "isto é errado".

Mais um filme para ver com atençao, e falar sobre ele.