segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bambi

Bambi é uma das primeiras produções da Walt Disney, datada de 1942. Adaptado do romance de Felix Salten - Bambi, a Life In The Woods - conta-nos a história de um veado, dos seus pais e dos seus amigos, que vivem todos juntos na floresta.

Este filme tem algo de extraordinário: é uma obra extremamente musical. Durante todo o filme, belíssimas notas musicais complementam (com mestria) as imagens animadas, dando-lhes sentido, conferindo uma beleza extra a todo o sentido da história.

O enredo, sendo acima de tudo para crianças, fala da vida e da morte, do amor, da maldade humana, das estações do ano e da vida animal, de forma inocentemente doce e singela.

A dobragem da voz do personagem principal, o veado Bambi, foi feita por Bobby Stewart (o bébé), Donnie Dunagan (a criança), Hardie Albright (o adolescente) e John Sutherland (o adulto).

Embora tenha sido bem recebido pelo público, foi um filme criticado como inapropriado para crianças (o seu público-alvo) pela morte da mãe de Bambi e pela "violência" das cenas de caça, pelo ataque dos cães e pelo incêndio que deflagra na floresta.

Em 2006 surge Bambi 2, a sequela (que não chegou a ir para as salas de cinema) que desenvolve a elipse temporal que existe no primeiro filme, quando a mãe de Bambi morre e ele acompanha o seu pai para o coração da floresta.

Definitivamente, um clássico de animação!




Sara Toscano

Sem comentários: