terça-feira, 18 de março de 2008

Shout Out Louds e Todos os Outros (ou como os grupos musicais se tornam conhecidos através da publicidade)

Este título não é o de um filme Português como o ‘O Fato Completo ou à Procura de Alberto’ de Inês de Medeiros. Simplesmente é uma situação que, no mundo musical pop contemporâneo, se está a tornar recorrente como via de promoção mais mediática de novas bandas de garagem ou grupos de música indie que pretendem dar o salto para uma label de maior nome (o que vai em oposição a toda a filosofia da música independente). De facto, a associação de uma imagem cool passada por marcas de roupa ou telemóveis a bandas musicais (que por vezes, só por si, é-lhes associada uma imagem completamente diferente) está-se a tornar um factor mais do que essencial para a divulgação de um nome ou de um estilo, que vai muito mais além do que os sítios da Internet conseguem fazer.


É por esse motivo que inúmeras bandas saíram dos seus círculos geográficos e além fronteiras conseguiram fazer-se ouvir, seguindo uma receita de sucesso por estas terras lusas: um hit que fica no ouvido e um produto virado para a modernidade – essencialmente telemóveis. Vem isto a propósito da recente ascensão do fenómeno ‘Shout Out Louds’, a mais recentemente conhecida banda Sueca. Caso a situação fosse outra, bandas como os ‘Mew’, ‘Jet’ ou ‘Bloc Party’ continuariam fora do conhecimento da maioria das pessoas? A verdade é a de que esta situação pode ser uma faca de dois gumes. A maioria dessas bandas, depois de produzir um único êxito comercial, regressou ao seu habitat fora do foco pouco natural dos holofotes da fama tendo, então, de viver sob uma promessa de um reconhecimento impossível.




Outros vídeos: The Veils – Leaver’s Dance; Mew – Comforting Sounds; Bloc Party – Banquet;


Links para o MySpace de: Shout Out Louds, Jet, Bloc Party, The Dandy Warhols, Mew, Peter, Bjorn & John, The Veils.


Pedro Xavier

Sem comentários: