domingo, 16 de março de 2008

Os três mais esperados

Na quinta-feira seguinte à cerimónia dos Oscar, estreou o oscarizadoEste País Não É Para Velhos”, o filme que premiou os irmãos Ethan e Joel Coen pelo que, a meu ver, é a melhor produção da sua carreira cinematográfica conjunta. Quase um mês depois, e após os rescaldo da cerimónia e da eufórica corrida aos cinemas para o visionamento dos premiados advirá, com certeza, um período contrário ao da bonança, isto é, estreias de filmes maus ou medianos, única e exclusivamente para “encher chouriços” na programação das salas.

Mas enquanto nos resignamos com esta situação, só podemos continuar à espera, no que diz respeito a blockbusters, dos três filmes mais esperados para o ano de 2008 por uma razão, o mistério. Uma pergunta se levanta para dois dos filmes que é a seguinte: como nos vão ser presenteados, quase vinte anos depois, personagens tão emblemáticas como Indiana Jones ou o Joker?

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull trailer

Como nos vai Spielberg apresentar, depois da “Última Cruzada”, um Harrison Ford ainda capaz de nos surpreender? Ou como vai Christopher Nolan nos fazer esquecer da personagem pop a quem Jack Nicholson deu vida, em "Batman" (Tim Burton, 1989)? A expectativa em torno deste filme está criada sobre Joker e não, surpreendentemente, à volta do herói. Já se sabe, Heath Leadger deu a Joker uma personalidade e uma caracterização fiéis à B.D. da DC Comics, em vez de se basear na personagem imaginada por Tim Burton.

The Dark Knight trailer

O outro mais aguardado será o sexto volume/capítulo das aventuras de Harry Potter “The Half Blood Prince”. Com o aproximar do fim, espera-se que os filmes acompanhem os livros no grau de maturidade o que, até agora, não tem vindo a acontecer. Talvez se consiga uma maior fidelidade uma vez que corre o rumor de que o último capítulo será separado em duas partes. Para já, contentemo-nos com a confiança que Dumbledore deposita em Harry com a frase do poster do próximo filme "I'm Safe With You Harry".


Vai ser, portanto, um ano com muitas surpresas pela positiva, …esperemos.

Pedro Xavier

Sem comentários: