sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os Gigantes da Montanha


A peça inacabada de Luigi Pirandello está em cena no Teatro da Cornucópia até dia 21 deste mês. É uma preciosidade que fascina e surpreende.

O teatro sobre o teatro é recorrente na obra de Pirandello (já em A Fábula do Filho Trocado), mas sempre com um toque mágico de ilusão e sonho. A simplicidade do cenário deixa um grande espaço à imaginação. As personagens são fortíssimas e extremamente bem representadas, com destaque para a interpretação de Rita Loureiro e de Luis Miguel Cintra.

O terceiro Acto da peça nunca foi escrito. A encenadora Christine Laurent optou por terminar a peça no segundo Acto, com a aproximação dos Gigantes da Montanha, com a terra a estremecer. É, sem dúvida, um final com muita força.

É preciso não deixar esquecido o trabalho maravilhoso de Daniel Worm D'Assumpção, responsável pelo desenho de luz da peça.

A personagem de Cotrone (Luis Miguel Cintra) pode ser vista como uma personificação do próprio Pirandello - o encenador de um teatro do inconsciente.

A peça é uma bela confrontação entre o que é e o que parece ser.

Imperdível!


Sara Toscano

1 comentário:

Fernando Ribeiro disse...

Dreamers Apart,

Está aberta oficialmente a primeira edição do Cinema Sites Awards. O grande objectivo deste galardão é premiar, e em certa medida, celebrar aquilo que melhor se faz nos mais variados sites de cinema portugueses e estrangeiros. O que vos vai ser pedido é que votem até ao dia 15 de Janeiro no vosso site preferido. Na barra lateral direita do blog têm a zona da votação, sendo os resultados posteriormente anunciados a 16 de Janeiro.

O Ante-Cinema convida todos os autores deste blog a participar nesta eleição, no link em baixo:

http://ante-cinema.blogspot.com/