sábado, 17 de maio de 2008

Os filmes maus

Se tivermos de elaborar uma escala de classificação simplista, teremos de minimizar as opiniões simplesmente num bom ou num mau. Dentro dos maus podemos, pois, dividir em duas subsecções, a do mau propriamente dito e a do tão mau tão mau que se torna insuportável. Esta é uma forma de abordagem crítica extremamente redutora mas, por vezes, não há volta a dar. Relativamente aos filmes, seguindo a lógica atrás referida, há aqueles que são maus, sem qualquer tipo de pretensiosismo; os outros, são aqueles que pretendem a todo o custo ser algo mais do que razoável mas, afinal, falta-lhes tudo para o serem.

A que vem isto a propósito? Foi quando visionava as mais recentes novidades nos trailers de blockbusters, que me deparei com este que abaixo se apresenta. A vantagem (chamemos-lhe “vantagem” por falta de melhor) dos filmes tipo Scary Movie, é a sua falta de pretensão em ser grande. Combinam, num conjunto sketches (não se pode chamar cinema àquilo), paródias aos filmes de sucesso, sejam de terror, românticos, acção ou comédia. Por este trailer pode-se ver, sem tirar nem pôr: Jet Li, a fazer de Jackie Chan, em cenas semelhantes a Herói (Zhang Yimou, 2002); Michelle Yeoh em cenas semelhantes a O Tigre e o Dragão (Ang Lee, 2000); um abominável homem das neves e um monstro tricéfalo vindo directamente da Grécia antiga. Isto tudo, bem misturadinho, num filme cuja personagem principal é uma espécie de Indiana Jones, com paisagens da China imperial no pano de fundo.

O facto mais triste disto tudo, é que não é uma paródia. A questão impõe-se, em qual das categorias acima referidas devemos inserir este filme? (a solução não deve ser muito difícil).



Pedro Xavier

Sem comentários: